Qual a idade certa para realizar a primeira consulta com o ortodontista?

Não existe uma idade mínima, mas o ideal é que seja no início da dentição mista (troca dos dentes de leite para os dentes permanentes), por volta dos 7 anos.

O paciente adulto poderá se submeter ao tratamento?

Assim como não existe idade mínima, também não há uma idade máxima para realizar o tratamento ortodôntico. O que diferencia é que, em alguns casos, é necessário um cuidado maior em relação aos tecidos de suporte dos dentes.

Como sei que devo usar aparelho ortodôntico?

Geralmente a procura pela ortodontia ocorre justamente pelo fato dos dentes não serem alinhados, apresentando uma estética desagradável e problemas na mastigação. Para um diagnóstico preciso é necessário uma consulta com ortodontista e realização de exames para identificar o melhor tratamento a ser feito.

Quais são os tipos de aparelhos?

Basicamente os aparelhos são divididos em dois tipos: o fixo e o removível. Os aparelhos fixos compostos por bráquetes e fio ortodôntico que une todos os dentes e não pode ser retirado. Os removíveis são apenas encaixados nos dentes, podendo ser retirado pelo próprio paciente e colocado novamente. Além disso, podem ser ortodônticos (alinhamento dos dentes) ou ortopédicos (correção óssea).

Vou sentir dor com o tratamento ortodôntico?

Alguns tipos de tratamentos e situações podem ocasionar um certo desconforto, podendo ser facilmente controlado com analgésicos. Vale ressaltar que, de modo geral, o desconforto pode ocorrer no momento da colocação do aparelho ou em algumas manutenções, sendo algo pontual.

Existe algum risco?

Os riscos no tratamento ortodôntico feito por um profissional especializado são mínimos. Também é importante que o paciente siga as orientações dadas e mantenha a saúde bucal em dia.

Vou precisar extrair dente permanente?

Quando há falta de espaço para a acomodação adequada de todos os dentes e o perfeito alinhamento às vezes pode, sim, ser necessária a extração. Porém, isso deve ser avaliado pelo dentista e, sendo indicado, não haverá problemas ao paciente.

Quanto tempo demora em média o tratamento?

O tempo de tratamento varia de cada paciente e do tipo de tratamento escolhido. Além disso, existem diversos fatores que podem influenciar como as respostas biológicas e a colaboração do paciente.

Os problemas dentais são hereditários?

Sim. Há grande influência genética na má oclusão e na formação dos ossos da face, além disso, fatores externos como o uso de chupetas na infância ou traumas na região também pode ocasionar desalinhamentos dentários e problemas ósseos.

Terminei meu tratamento, meus dentes podem voltar à posição anterior?

Em alguns casos podem ocorrer pequenas alterações após o tratamento, por isso é indicado o uso de aparelhos de contenção que irão manter os dentes na posição correta.